5 de março de 2007

Spider-Man e Hellboy 2

Segundo Tobey Maguire, este terceiro capitulo foi o fim para ele. Tal como ele diz "há muitas histórias que ficam por terminar dos outros filmes e este terceiro acaba por fecha-las" e assim para Tobey Maguire esta saga para ele será somente uma trilogia e para ele termina aqui.

Em relação a Hellboy 2, este irá começar a ser filmado em Maio deste ano e contará novamente com Guillerme del Toro (El Labirinto Del Fauno), e segundo Guillerme este filme terá uma qualidade épica. Além de data para filmagem já tem data para estreia: 1 de Agosto de 2008.

2 de março de 2007

Daniel Radcliffe em mais dois Harry Potter

Foi divulgado pelo site DanRadcliffe.co.uk que Daniel Radcliffe vai entrar nos dois últimos filmes de Harry Potter, nomeadamente Harry Potter and the Half-Blood Prince e Harry Potter and the Deathly Hallows.

O filme Order of the Phoenix tem estreia marcada para 13 de Março e o Half-Blood Prince está agendado para 21 de Novembro de 2008.

1 de março de 2007

Walt Disney e as suas novidades

Os estúdios da Disney revelaram novidades referentes a artwork dos seus novos grandes filmes. Sem muito mais para dizer, aqui ficam as imagens:

Pirates of the Caribbean: At World's End


The Chronicles of Narnia: Prince Caspian

National Treasure: Book of Secrets

Prince of Persia: The Sands of Time







Wall-E



Toy Story 3

Ratatouille

American Dog

Arnold irá fazer uma breve participação em Terminator 4?

O director da MGM Harry Sloan mencionou em Boston que Arnold Schwarzeneger poderá fazer uma breve aparição em Terminator 4.

"Sim, precisamos de um actor" disse Sloan. "Mas o Arnold deverá somente fazer um Cameo. Penso que esteja no seu contrato. "

Sloan também disse que deu luz verde para a sequela de The Thomas Crown Affair, igualmente com Pierce Brosnan.

"Brosnan ainda fica bem de fato", disse Sloan sem ainda desvendar mais nada acerca de The Topkapi Affair.
_____________________________________

Cameo - breves visualizações de actores conhecidos mas que devido ao seu estatuto muitas vezes nem creditados são. Um exemplo disso é o aparecimento de Martin Scorcese no seu filme Taxi Driver

28 de fevereiro de 2007

Spider-Man 3 espreita Heroes

No próximo episódio de Heroes que irá para o ar dia 5 de Março, irá surgir no final um pequeno clip do novo filme do Homem-Aranha.

Mal o episódio termine também podem visitar o site da NBC.com para fazer download do clip em alta definição.

Este terceiro filme realizado por Sam Raimi e interpretado por Tobey Maguire (no papel de Spider-Man) tem estreia marcada para 4 de Maio de 2007.

27 de fevereiro de 2007

Monahan e DiCaprio juntos de novo

O vencedor de um Oscar William Monahan vai voltar a juntar-se a Leonardo DiCaprio e ao estúdio Vertigo Entertainment para mais um remake vindo de Hong Kong, Confessions of Pain, para a Warner Bros que adquiriu os direitos do filme.

O filme retrata a história de um policia e de um detective privado que se juntam para descobrir o assassino do avô do policia. À medida que a investigação decorre, eles vão descobrindo que afinal as coisas não são bem o que parecem.

Confessions of Pain, que foi lançado o ano passado através das mãos de Alan Mak, Andrew Lau and Felix Chong, que foram os mesmos criadores de Infernal Affairs, que teve direito a remake no filme The Departed, que ganhou Oscar por melhor filme.

Monahan, que ganhou o Oscar de melhor filme graças à sua adaptação do filme Infernal Affairs para The Departed, está já a adaptar "Pain" e será o produtor executivo.

Indiana Jones 4

Durante a última cerimónia dos Oscars, Steven Spielberg desvendou que a rodagem do seu novo filme terá inicio a 18 de Junho de 2007.

Por enquanto só se sabe que Harrison Ford regressará ao seu papel de Indiana, mas é o único actor que já é oficial.

O filme tem estreia marcada para dia 22 de Maio de 2008.

26 de fevereiro de 2007

Vencedores Oscars

Performance by an actor in a leading role
Forest Whitaker - THE LAST KING OF SCOTLAND

Performance by an actor in a supporting role
Alan Arkin - LITTLE MISS SUNSHINE

Performance by an actress in a leading role
Helen Mirren - THE QUEEN

Performance by an actress in a supporting role
Jennifer Hudson - DREAMGIRLS

Best animated feature film of the year
HAPPY FEET

Achievement in art direction
PAN’S LABYRINTH

Achievement in cinematography
PAN’S LABYRINTH

Achievement in costume design
MARIE ANTOINETTE

Achievement in directing
THE DEPARTED

Best documentary feature
AN INCONVENIENT TRUTH

Best documentary short subject
THE BLOOD OF YINGZHOU DISTRICT

Achievement in film editing
THE DEPARTED

Best foreign language film of the year
THE LIVES OF OTHERS

Achievement in makeup
PAN’S LABYRINTH

Achievement in music written for motion pictures (Original score)
BABEL

Achievement in music written for motion pictures (Original song)
“I Need to Wake Up” - AN INCONVENIENT TRUTH

Best motion picture of the year
THE DEPARTED

Best animated short film
THE DANISH POET

Best live action short film
WEST BANK STORY

Achievement in sound editing
LETTERS FROM IWO JIMA

Achievement in sound mixing
DREAMGIRLS

Achievement in visual effects
PIRATES OF THE CARIBBEAN: DEAD MAN’S CHEST

Adapted screenplay
THE DEPARTED

Original screenplay
LITTLE MISS SUNSHINE

25 de fevereiro de 2007

Fantasporto 07

Fantasporto 07

O 27º Fantasporto 2007 - Festival Internacional de Cinema do Porto teve a sua abertura oficial sexta-feira dia 23 de Fevereiro, com a exibição do filme O Labirinto do Fauno (nomeado para 6 Óscares).

O programa inclui as secções competitivas Selecção Oficial do Cinema Fantástico (longas e curtas-metragens), Méliès de Prata (longas e curtas-metragens), a 17ª Semana dos Realizadores e a Secção Orient Express dedicada às cinematografias do Extremo Oriente.

Além das secções competitivas, o Fantasporto apresenta as secções Oficiais Não Competitivas Première & Panorama, Anima-te (longas metragens de animação), Porto em Curtas e Retrospectivas.

Durante o festival e como habitualmente, será atribuído o Prémio Méliès de Prata que conta nesta sua 11ª edição, com dez filmes candidatos.

O candidato vencedor do Méliès de Prata do Fantasporto fica automaticamente apurado para o Prémio Méliès d´Or, que desde 1996 é promovido pela Federação Europeia de Festivais de Cinema Fantástico, com o objectivo de dar visibilidade ao cinema europeu e que este ano será atribuído durante o Festival Internacional de Cinema Fantástico de Lund, na Suécia, a decorrer em Setembro.

O cinema português está presente na Selecção Oficial do Cinema Fantástico com a curta-metragem «O Jardim das Delícias da Química», de Jorge Sá e na 17ª Semana dos Realizadores com “Florípes” de Miguel Gonçalves Mendes, “Tebas” de Rodrigo Areia e “Suicídio Encomendado” de Artur Serra Araújo.

Na secção Panorama do Cinema Português serão exibidas várias curtas e médias metragens entre as quais o documentário “Olhar o Cinema Português” de Manuel Mozos.

Mais informações no site oficial: http://www.fantasporto.online.pt

Estreias --- 01 / 03 / 2007

Dreamgirls

Um sonho mudará tudo.

Inspirado no musical homónimo, vencedor de diversos prémios e passado nos turbulentos anos 60 e 70, “Dreamgirls” acompanha a ascenção de um trio de mulheres - Effie (Jennifer Hudson), Deena (Beyonce Knowles) e Lorrell (Anika Noni Rose) – que formam um promissor grupo feminino chamado The Dreamettes.

Num concurso de talentos, elas são descobertas por Curtis Taylor Jr. (Jamie Foxx), um manager ambicioso que lhes oferece a oportunidade das suas vidas: serem coro feminino do cantor James "Thunder" Early (Eddie Murphy).

Curtis assume, pouco a pouco, a gestão do visual das raparigas e, inclusive, do seu estilo musical, acabando por lhes dar a oportunidade de brilhar por conta própria como The Dreams.

As luzes da ribalta começam, porém, a centrar-se em Deena, acabando por dispensar a menos “comercial” mas extremamente talentosa Effie.

Embora as Dreams se tornem num fenómeno internacional, elas rapidamente se apercebem que o preço da fama e da fortuna pode ser bem mais elevado do que imaginavam...

Realização: Bill Condon
Com: Jamie Foxx, Beyoncé Knowles, Eddie Murphy, Danny Glover, Jennifer Hudson
Site oficial: Dreamgirls
Género: Drama/Musical
Distribuição: Lusomundo
Classificação: M/12-Q
EUA, 2006
131 min


Diário de Um Escândalo

Agora, mais do que nunca, estamos unidos pelos segredos que partilhamos.

Duas mulheres envolvidas num drama de necessidade e traição são o coração deste drama psicológico.

As voltas e reviravoltas da história são anotadas no diário acerbo de Barbara Covett (Judy Dench), uma professora autoritária e solitária que governa com mão de ferro os seus alunos numa decadente escola pública em Londres.

Sem contar com o seu gato, Portia, Barbara vive sozinha, sem amigos ou confidentes, mas o seu mundo altera-se quando ela conhece a nova professora de arte, Sheba Hart (Cate Blanchett).

Sheba parece ser a cara-metade e amiga leal que Barbara sempre procurou. Mas quando esta descobre que Sheba está a ter uma tórrida aventura amorosa com um dos seus jovens alunos, a relação de amizade dá uma sinistra volta.

Ao mesmo tempo que Barbara ameaça expor o terrível segredo de Sheba, tanto ao marido (Bill Nighy) como ao resto do mundo, também os seus próprios segredos e sombrias obsessões se tornam conhecidos, expondo as desilusões de cada uma destas mulheres.

Realização: Richard Eyre
Com: Judy Dench, Cate Blanchett, Bill Nighy
Site oficial: Notes on a Scandal
Género: Drama
Distribuição: Castello Lopes Multimedia
Classificação: M/12
EUA/Reino Unido, 2006
92 min


O Labirinto do Fauno

A inocência tem um poder que o mal não imagina.

Espanha, 1944.
Oficialmente, a Guerra Civil já terminou há cinco anos, mas um pequeno grupo de rebeldes continua a lutar, invencível, no norte montanhoso de Navarra.

Ofélia, uma sonhadora com 10 anos, muda-se para Navarra com a sua mãe, grávida e frágil, para conhecer pessoalmente o seu novo padrasto, Capitão Vidal, um oficial fascista com ordens para eliminar os rebeldes do território remoto.

Capitão Vidal instala-se numa velha fábrica. Arrogante e intimidador, não faz qualquer esforço para se aproximar da enteada.
Sozinha, a criança, em busca de companhia, recorre a Mercedes, uma jovem cozinheira que trabalha para as tropas de Vidal.

Ofélia, fascinada por contos de fadas, descobre um grandioso labirinto a desmoronar-se atrás da fábrica.
No centro do labirinto ela conhece Pan, um velho brincalhão que diz saber a verdadeira identidade e o destino secreto de Ofélia.
Ela é uma princesa, a filha desaparecida do Rei das Fadas. Pan oferece-lhe a oportunidade de voltar ao subterrâneo e governar o reino mágico do pai. Mas primeiro, ela deve executar três tarefas antes da lua cheia.

Ninguém pode saber, nem mesmo a mãe doente, nem mesmo a sua nova amiga, Mercedes. E certamente nem o Capitão Vidal que ameaça mandá-la embora.

O tempo está a esgotar-se para a Ofélia e para os rebeldes. Todos terão que combater a crueldade para obterem a liberdade. Mas em quem se pode confiar em tempo de mentiras e perigo?

Estará Pan a contar a verdade? E se não, quem estará?

Realização: Guillermo del Toro
Com: Ariadna Gil, Ivana Baquero, Sergi López, Maribel Verdú, Doug Jones
Site oficial: El Laberinto del Fauno (Pan's Labyrinth)
Género: Drama/Fantasia/Thriller
Distribuição: Lusomundo
Classificação: M/12
México/Espanha/R.Unido, 2006
112 min


Nome de Código: Limpeza

Num mundo sujo, ele é a nossa única esperança.

Cedric the Entertainer, Lucy Liu e Nicollette Sheridan fazem equipa nesta acelerada comédia de acção.

Cedric the Entertainer é a estrela do filme, no papel de Jake, um tipo aparentemente banal, que acorda num quarto de hotel, com um galo na cabeça e ao lado de um cadáver e de uma mala com 250.000 dólares em notas.

Para agravar a situação, Jake não se lembra como foi ali parar nem de quem é.
A bela e misteriosa Diane (Nicollette Sheridan) entra em cena, afirmando ser a sua esposa, levando-o para uma magnífica mansão que diz ser dele.

Quando Jake descobre que Diane está a tentar drogá-lo, para lhe sacar informações, consegue escapar, refugiando-se num restaurante, dando de caras com Gina (Lucy Liu), uma empregada que diz ser sua namorada.

Gina diz-lhe que ele é na realidade um técnico de manutenção de um fabricante de jogos de vídeo, mas Jake está convencido que é na verdade um agente da CIA sob disfarce com o nome de código "Limpeza" e vai fazer tudo para o provar.

Realização: Les Mayfield
Com: Cedric the Entertainer, Lucy Liu, Nicollette Sheridan, Mark Dacascos, Will Patton
Site Oficial: Code Name: The Cleaner
Género: Comédia/Acção
Distribuição: Vitória Filme
Classificação: M/12
EUA, 2007
84 min

Final Destination

Final Destination --- 7/10

Já sendo um filme consideravelmente antigo, somente agora me foi possível ver o mesmo. Muito já tinha ouvido sobre ele e em grande parte eram somente elogios. E diga-se de passagem, elogios esses também em grande parte atribuídos justamente.

O filme conta-nos a história de um grupo de adolescentes que vai de avião para Paris numa visita de estudo. Tudo está a correr às mil maravilhas, excepto quando uma das personagens tem uma visão de que algo de mal vai acontecer ao avião, e mesmo antes de este descolar, Alex (Devon Sawa) faz com que o retirem do avião assim a como mais um pequeno grupo de jovens que acabam por se envolver no distúrbio. Já os jovens de fora, o avião acaba por descolar com os restantes e acaba por acontecer exactamente o que Alex havia visionado começando assim uma série de acontecimentos que irá fazer com que eles não escapem ao destino que lhes estava reservado: morrer.

Diga-se de passagem, a história está bem engraçada, e tendo em conta a ausência de história neste tipo de filmes, este consegue ter uma bem conseguida e ainda aproveitar cada segundo da mesma.

No que diz respeito aos actores, penso que seja aqui onde o filme falha mais, ou melhor, não é que falhe, mas mantém-se muito igual a tantos outros: actores jovens ainda em fase de aprendizagem no que diz respeito à representação, não desiludindo, mas não criam vontade para se ver mais um filme com os mesmos actores. Talvez aqui quem se safe melhor seja mesmo Ali Larter, que teve direito a entrar num segundo capítulo deste filme.

Falando no geral, o filme consegue acima de tudo divertir, deixar o espectador a pensar no que irá acontecer a seguir e quem será o próximo a morrer, e ainda consegue criar momentos completamente geniais no que respeita à forma como as personagens morrem, mas sem dúvida que o melhor do filme é mesmo a sucessão de acontecimentos que vão surgindo e se encaixando quase (se não mesmo, totalmente) de forma perfeita.

Para os fãs do género e para aqueles que queiram ver um bom filme, este sem dúvida é a escola acertada.

Novos Trailers --- 25 / 02 / 2007

VACANCY
COM: Kate Beckinsale e Luke Wilson
TRAILER AQUI

THE CONDEMNED
COM: Steve Austin e Vinnie Jones
TRAILER AQUI

Bourne Ultimatum filmado em Nova Iorque

Segundo o The Downtown Express, Bourne Ultimatum irá ser filmado em Nova Iorque e será já no próximo mês.

Um director do projecto pertencente a Universal Studios, Lauri Pitkus, mencionou que Nova Iorque irá servir como cenário para uma perseguição com carros.

Esta terceira parte que começou com The Bourne Identity, tem estreia marcada para 3 de Agosto nos Estados Unidos.

Co-apresentadores da cerimónia dos Oscars

Já foram divulgados todos os apresentadores que vão divulgar os premiados com mais uma estatueta.

Serão eles Jack Nicholson e Meryl Streep, que cada um possui o recorde para o maior número de nomeações para Oscars, irá também aparecer Philip Seymour Hoffman, Leonardo DiCaprio, Robert Downey Jr. , Greg Kinnear, Helen Mirren, Clive Owen, Ken Watanabe e Naomi Watts.

Também foi anunciado que Gael Barcia Bernal, Emily Blunt, Catherine Deneuve, Al Gore, James McAvoy e Jerry Seinfeld irão apresentar prémios.

A todos estes ainda se juntam mais:
Ben Affleck, Jessica Biel, Jack Black, Cate Blanchett, Abigail Breslin, Steve Carell, George Clooney, Daniel Craig, Tom Cruise, Penélope Cruz, Cameron Diaz, Kirsten Dunst, Will Ferrell, Jodie Foster, Eva Green, Maggie Gyllenhaal, Tom Hanks, Anne Hathaway, Hugh Jackman, Diane Keaton, Nicole Kidman, Queen Latifah, Jennifer Lopez, Tobey Maguire, Gwyneth Paltrow, Jaden Christopher Syre Smith, John Travolta, Rachel Weisz, Kate Winslet e Reese Witherspoon.

24 de fevereiro de 2007

J.J. Abrams vai realizar Star Trek

Depois de várias especulações na internet, agora é oficial: segundo o site The Hollywood Reporter, J.J. Abrams (criador de séries como "Alias" e "Lost") vai realizar o primeiro filme do (re)lançamento da saga Star Trek, de Gene Rodenberry.

Na verdade, este filme irá ser uma prequela à série e ao primeiro filme da saga já que relata as crónicas do primeiro encontro entre T. Kirk e Mr. Spock na Academia Starfleet e da sua primeira missão espacial.

Já se sabia que J.J. Abrams iria ser também um dos produtores, mas sabe-se agora que também será o realizador.

Novos Trailers - 24 / 02 / 2007

IN THE LAND OF WOMEN
COM: Adam Brody, Kristen Stewart e Meg Ryan
TRAILER AQUI

ROMANTICO
COM: Carmelo Muniz Sanchez
TRAILER AQUI

MR. WOODCOCK
COM: Billy Bob Thornton, Seann William Scott, Susan Sarandon
TRAILER AQUI

AQUA TEEN HUNGER FORCE COLON MOVIE FILM FOR THEATERS
COM: C. Martin Croker, Carey Means e Dana Snyder
TRAILER AQUI

SNOWCAKE
COM: Alan Rickman, Sigourney Weaver, Carrie-Anne Moss
TRAILER AQUI

UNDERDOG
COM: Jason Lee (voz), Amy Adams (voz)
TRAILER AQUI

BEE MOVIE
COM: Jerry Seinfield (voz), Renée Zellweger (voz), Matthew Broderick (voz), Chris Rock (voz)
TRAILER AQUI

23 de fevereiro de 2007

Novos Trailers

NEXT
Com: Nicolas Cage, Julianne Moore e Jessica Biel
Género: Acção / Aventura
TRAILER AQUI

FRACTURE
Com: Anthony Hopkins e Ryan Gosling
Género: Thriller / Suspense
TRAILER AQUI

DAYS OF GLORY
Com: Sami Bouajila, Jamel Debbouze, Roschdy Zem
Género: Drama / Histórico
TRAILER AQUI

AFTER THE WEDDING
Com: Mads Mikkelsen, Rolf Lassgard
Género: Drama / Romance
TRAILER AQUI

Robert de Niro e Litte Fockers


A Universal Studios renovou o contrato de Robert de Niro para dar seguimento às duas comédias protagonizadas pelo actor, Meet the Parents e Meet the Fockers.

A terceira parte desta comédia terá o nome de Little Fockers, e contará também com os já habituais, Ben Stiller, Dustin Hoffman, Barbra Streisand, Blythe Danner e Teri Polo.

O argumento será escrito por Larry Stuckey.

WarnerBros prepara a Justiça


O estúdio da WarnerBros está a preparar-se para fazer um filme baseado na equipa de super-heróis, Justice League, já tendo contratado o duo Kiernan e Michele Mulroney para escreverem o argumento.

A equipa de Justice League conta com um variado leque de personagens das bandas desenhadas da DC Comics, contudo o estúdio não desvenda que personagens irá usar.

Desde 1960 que todos os heróis principais da DC Comics já passaram pela Justice League, contudo uma equipa base é mantida, nomeadamente Superman, Batman, Wonder Woman, Aquaman, Flash, Green Lantern e Martian Manhunter.

Por norma, estes heróis juntam-se para combater ameaças extra-terrestres ou grupos de vilões.

Contudo, o estúdio diz que existem vários problemas a ultrapassar.

Agora que o Batman e o Superman voltaram às luzes da ribalta, será que o estúdio irá contratar Christian Bale (Batman Begins) e Brandon Routh (Superman Returns) para entrarem neste filme? O estúdio também se está a esforçar muito para trazer ao grande ecrã um filme da Wonder Woman.

Mas o casting irá depender muito do rumo que a história do filme tomar assim como o tempo e local que irão dar origem a este filme.

22 de fevereiro de 2007

Litte Miss Sunshine

Little Miss Sunshine --- 8/10

Se há filmes que merecem estar nomeados para Oscars, este é um deles. Podemos percorrer todo este filme e encontrar em cada cantinho algo que nos faça chorar de tanto rir como chorar de emoção com pequenas coisas que possam acontecer. Isto claro só é possivel graças a várias factores, que todos juntos dão um resultado que além de ser o esperado de um filme de qualidade, pode não ser o esperado para quem olhe assim de relance para o que o filme tem para oferecer.

Para começar a história não é algo de novo nem algo que não tenha sido feito em variadas comédias familiares, mas este destaca-se por uma razão muito simples: com a história base que tem, consegue criar um argumento completamente fenómenal onde as personagens conseguem criar uma ligação óptima entre elas e construir algo único do inicio ao fim do filme, cativando o espectador a cada segundo do filme até chegar ao final que ninguém quer que seja atingido, mas melhor que isto tudo consegue criar na perfeição uma ligação, a meu ver, essencial para a visualização de qualquer filme: uma ligação instantânea entre o espectador e o filme em si.

História e argumento aparte, há que dar também grande parte da qualidade do filme ao elenco que participa no mesmo. A começar pela pequena Abigail Breslin no papel de Olive, até ao "mudo" Paul Dano e sem esquecer os já veteranos Greg Kinnear, Alan Arkin, Toni Collette e Steve Carell, todos eles têm papéus deslumbrantes que são capazes de captivar o mais distraido do espectador. Sem eles, de certeza que o filme perdia muito. Mas nada mais há a dizer ao excelente trabalho realizado por todo o elenco.

Não podia ainda deixar em branco a banda sonora do filme, já que ela é algo essencial. Todas as músicas, sejam elas recentes ou mais antigas, ajudam à compreensão da obra cinematográfica e cada música encaixa na perfeição para o estado actual das personagens ou mesmo da acção em si. Se as músicas já não existissem antes do filme ser feito, iria dizer que foram feitas de propósito para aparecerem no filme. Sem dúvida que esta banda sonora deve ser das que melhor assentam em algum filme que tenha aparecido nos últimos tempos.

No geral, este é sem dúvida um dos melhores filmes dos últimos tempos e estar nomeado para os Oscars, este ano que tão renhidos estão, é sem dúvida muito justo, e mais justo será se não for esquecido e arrecadar um par de estatuetas nesta nova edição dos Oscars.

Marco

Oscars 2007 --- Nomeados

Performance by an actor in a leading role
Leonardo DiCaprio - BLOOD DIAMOND
Ryan Gosling - HALF NELSON
Peter O’Toole - VENUS
Will Smith - THE PURSUIT OF HAPPYNESS
Forest Whitaker - THE LAST KING OF SCOTLAND

Performance by an actor in a supporting role
Alan Arkin - LITTLE MISS SUNSHINE
Jackie Earle Haley - LITTLE CHILDREN
Djimon Hounsou - BLOOD DIAMOND
Eddie Murphy - DREAMGIRLS
Mark Wahlberg - THE DEPARTED

Performance by an actress in a leading role
Penélope Cruz - VOLVER
Judi Dench - NOTES ON A SCANDAL
Helen Mirren - THE QUEEN
Meryl Streep - THE DEVIL WEARS PRADA
Kate Winslet - LITTLE CHILDREN

Performance by an actress in a supporting role
Adriana Barraza - BABEL
Cate Blanchett - NOTES ON A SCANDAL
Abigail Breslin - LITTLE MISS SUNSHINE
Jennifer Hudson - DREAMGIRLS
Rinko Kikuchi - BABEL

Best animated feature film of the year
CARS
HAPPY FEET
MONSTER HOUSE

Achievement in art direction
DREAMGIRLS
THE GOOD SHEPHERD
PAN’S LABYRINTH
PIRATES OF THE CARIBBEAN: DEAD MAN’S CHEST
THE PRESTIGE

Achievement in cinematography
THE BLACK DAHLIA
CHILDREN OF MEN
THE ILLUSIONIST
PAN’S LABYRINTH
THE PRESTIGE

Achievement in costume design
CURSE OF THE GOLDEN FLOWER
THE DEVIL WEARS PRADA
DREAMGIRLS
MARIE ANTOINETTE
THE QUEEN

Achievement in directing
BABEL
THE DEPARTED
LETTERS FROM IWO JIMA
THE QUEEN
UNITED 93

Best documentary feature
DELIVER US FROM EVIL
AN INCONVENIENT TRUTH
IRAQ IN FRAGMENTS
JESUS CAMP
MY COUNTRY, MY COUNTRY

Best documentary short subject
THE BLOOD OF YINGZHOU DISTRICT
RECYCLED LIFE
REHEARSING A DREAM
TWO HANDS

Achievement in film editing
BABEL
BLOOD DIAMOND
CHILDREN OF MEN
THE DEPARTED
UNITED 93

Best foreign language film of the year
AFTER THE WEDDING
DAYS OF GLORY (INDIGÈNES)
THE LIVES OF OTHERS
PAN’S LABYRINTH
WATER

Achievement in makeup
APOCALYPTO
CLICK
PAN’S LABYRINTH

Achievement in music written for motion pictures (Original score)
BABEL
THE GOOD GERMAN
NOTES ON A SCANDAL
PAN’S LABYRINTH
THE QUEEN

Achievement in music written for motion pictures (Original song)
“I Need to Wake Up” - AN INCONVENIENT TRUTH
“Listen” - DREAMGIRLS
“Love You I Do” - DREAMGIRLS
“Our Town” - CARS
“Patience” - DREAMGIRLS

Best motion picture of the year
BABEL
THE DEPARTED
LETTERS FROM IWO JIMA
LITTLE MISS SUNSHINE
THE QUEEN

Best animated short film
THE DANISH POET
LIFTED
THE LITTLE MATCHGIRL
MAESTRO
NO TIME FOR NUTS

Best live action short film
BINTA AND THE GREAT IDEA (BINTA Y LA GRAN IDEA)
ÉRAMOS POCOS (ONE TOO MANY)
HELMER & SON
THE SAVIOUR
WEST BANK STORY

Achievement in sound editing
APOCALYPTO
BLOOD DIAMOND
FLAGS OF OUR FATHERS
LETTERS FROM IWO JIMA
PIRATES OF THE CARIBBEAN: DEAD MAN’S CHEST

Achievement in sound mixing
APOCALYPTO
BLOOD DIAMOND
DREAMGIRLS
FLAGS OF OUR FATHERS
PIRATES OF THE CARIBBEAN: DEAD MAN’S CHEST

Achievement in visual effects
PIRATES OF THE CARIBBEAN: DEAD MAN’S CHEST
POSEIDON
SUPERMAN RETURNS

Adapted screenplay
BORAT CULTURAL LEARNINGS OF AMERICA FOR MAKE BENEFIT GLORIOUS NATION OF KAZAKHSTAN
CHILDREN OF MEN
THE DEPARTED
LITTLE CHILDREN
NOTES ON A SCANDAL

Original screenplay
BABEL
LETTERS FROM IWO JIMA
LITTLE MISS SUNSHINE
PAN’S LABYRINTH
THE QUEEN

Estreias --- 22 / 02 / 2007

Lições de Condução

Ela bebe, ele guia… juntos farão a viagem das suas vidas.

É o começo de mais umas férias monótonas para Ben (RUPERT GRINT), um jovem oprimido de dezassete anos, que vive perturbado numa casa absurdamente conservadora e tradicional com uma mãe (LAURA LINNEY) esmagadoramente autoritária e um pai, que é vigário, sereno e afável.
Enquanto os outros miúdos se divertem, Ben passa estas preciosas semanas a frequentar aulas de catequese, aulas de condução com a sua mãe e a ajudar num lar de terceira idade.

Contudo, o Verão de Ben está prestes a tornar-se muito mais emocionante quando arranja um emprego a trabalhar para uma actriz reformada (JULIE WALTERS).
Vulgar, majestosa e por vezes infantil certamente que ela não é o tipo de pessoa que Ben esperava quando procurava um emprego nos classificados na “Hello Jesus”, uma revista conservadora da paróquia.

Evie entra na vida de Ben de forma cataclísmica, levando-o a uma série de aventuras desde acampamentos, representações de Shakespeare no jardim, até mesmo assistir ao Festival de Edimburgo – onde conhece Bryony (MICHELLE DUNCAN), uma rapariga mais da sua idade.

O comportamento irreverente, extravagante e por vezes descarado de Evie desafia as crenças de Ben e força-o a confrontar a verdadeira noção daquilo que aspira ser.
Entretanto, quando tudo indica que está prestes a ficar sem a sua mais recente sensação de liberdade, Ben tem, de repente, que escolher: deverá continuar a conformar-se ou desabrochar e viver a sua vida de forma independente?

“Lições de Condução” é uma visão hilariante, sincera e tocante sobre o efeito que uma encantadora e excêntrica mulher mais velha pode ter num jovem rapaz com muito para aprender…

Festival Internacional de Moscovo`06 – Prémio da Audiência & Prémio da Crítica, Prémio Especial do Júri & Prémio Melhor Actriz

Festival Internacional de Dublin 2006

Festival Tribeca 2006

Realização: Jeremy Brock
Com: Julie Walters, Rupert Grint, Laura Linney, Michelle Duncan
Site oficial: Driving Lessons
Género: Comédia/Drama
Distribuição: Lusomundo
Classificação: M/12
Reino Unido, 2006
98 min

Livro Negro

Uma inesquecível história de amor em tempo de guerra.

Holanda, 1944.
São os últimos anos da II Guerra Mundial e a bela cantora Rachel Stein (Clarice Van Houten) encontra-se refugiada com a família Tsjempkema na Holanda rural. Outrora uma popular e rica cantora, Rachel aguarda o fim da guerra, tal como muitos Judeus na Europa, separada da sua família e na iminência de ser apanhada pela Gestapo.

Quando o seu esconderijo é atacado Rachel é levada por Rob (Michel Huisman) para casa de Mr. Smaal (Dolf de Vries), um advogado solidário que trabalhava secretamente para ajudar os Judeus a fugir da Holanda.
Relutante, Mr. Smaal arranja uma forma de Rachel se juntar à sua família e atravessar as linhas inimigas até ao território dos aliados.
Mas durante esta perigosa travessia, o barco sofre uma emboscada das tropas germânicas. Todos os passageiros são brutalmente assassinados pelos Nazis mas Rachel consegue escapar por um triz, saltando para o rio.

Na manhã seguinte, Rachel é salva por Gerben Kuipers, um dos líderes da resistência holandesa. Um homem generoso e caridoso que oferece a Rachel um trabalho e um lugar seguro para ficar. Mas ainda enfurecida pela memória do brutal assassínio da sua família, Rachel decide juntar-se à resistência de forma a poder vingar-se dos alemães.

Durante a sua primeira missão, Rachel acompanha Hans Akkermans (Thom Hoffman), outro líder da resistência holandesa, a contrabandear armas e correspondência num comboio, acabando por conhecer Ludwig Muntze (Sebastian Koch) que a contrata para sua assistente. Cedo se apercebe das terríveis condições dos prisioneiros e que o futuro da sua sobrevivência está nas mãos de Muntze…

“ Sofisticada, sexy e violenta aventura de espionagem…” - Mark Adams, Sunday Mirror
“…um sucesso em quase todas as vertentes.” - Ray Bennett, Hollywood Reporter
“Envolto em espionagem, romance e tragédia…” - Matt Mueller, Total Film
“Carice Van Houten desempenha um papel tremendo, radiando energia e sensualidade.” - Matthew Turner, Viewlondon

Realização: Paul Verhoeven
Com: Clarice Van Houten, Michel Huisman, Dolf de Vries, Thom Hoffman, Sebastian Koch
Site oficial: Zwartboek aka Black Book
Género: Thriller/Guerra
Distribuição: Lusomundo
Classificação: M/12
Holanda/Bélgica/R.Unido/Alemanha, 2006
145 min

O Bom Pastor

“O Bom Pastor" é uma versão ficcionada da história, que é precisa em praticamente todos os eventos. No entanto, e devido ao facto dos criadores deste filme estarem libertos da obrigação de fidelidade ao pequeno detalhe, chegaram muito perto, e em muitas formas, da captura de algumas verdades essenciais sobre este extraordinário período de espionagem, contra-espionagem e traição durante a Guerra Fria…
Não é possível compreender o presente sem compreender como aqui chegámos. "O Bom Pastor" diz-nos como.” — Richard C. A. Holbrooke, Embaixador dos EUA nas Nações Unidas, 1999-2001

A história nunca revelada do nascimento da Agência Central de Informação – CIA – vista através da vida de um homem que acreditava na América e que sacrificaria tudo o que amava para proteger o seu país, é contada em "O BOM PASTOR", um drama épico que apresenta um elenco recheado de estrelas, dirigido pelo vencedor de um Óscar da Academia, Robert De Niro.

Os já vencedores de Óscares da Academia, Matt Damon, Angelina Jolie e Robert De Niro lideram um formidável grupo de actores de créditos firmados, incluindo Alec Baldwin, Billy Crudup, Sir Michael Gambon, William Hurt, Timothy Hutton , Joe Pesci e John Turturro.

Matt Damon interpreta Edward Wilson, um patriota que aprecia o valor da discrição – sigilo e compromisso com a honra foram-lhe incutidos desde a sua trágica e privilegiada infância. Um estudante sedento de conhecimento em Yale em 1939, é recrutado para aderir à sociedade secreta ‘Skull & Bones’ uma irmandade de laços fortes que visa o desenvolvimento de futuros líderes mundiais.
A mente acutilante de Wilson, a sua imaculada reputação e o seu credo sincero nos valores da América fazem dele o principal candidato a uma carreira em espionagem por parte daqueles que monitorizam novos recrutas.

O jovem idealista é recrutado para trabalhar nos OSS, o percursor da CIA, durante a II Guerra Mundial.
Esta decisão irá alterar o curso da sua vida bem como o mapa geopolítico dos nossos dias, à medida que Wilson e os seus companheiros, membros do clube secreto, criam a mais poderosa agência secreta do mundo.

Realização: Robert De Niro
Com: Matt Damon, Angelina Jolie, Alec Baldwin, Billy Crudup, Robert De Niro, Michael Gambon, William Hurt, Timothy Hutton, Joe Pesci
Site oficial: The Good Shepherd
Género: Drama/Thriller
Distribuição: Lusomundo
Classificação: M/12
EUA, 2006
167 min

Um Trunfo na Manga

“Ele disse que esta merda podia aquecer, podia ficar pesada. Eu disse “Tudo bem”. Porque eu tinha duas das cabras mais escaldantes que alguma vez vi.” - Loretta Wyman, Booker de Assassinos

Stanley Locke (Andy Garcia), Director Delegado do FBI, acabou de despachar o seu agente de topo, Richard Messner (Ryan Reynolds), bem como Donald Carruthers (Ray Liotta), o parceiro veterano deste, para o não muito secreto esconderijo de Buddy “Aces” Israel (Jeremy Piven) no Lago Tahoe.

A sua missão: proteger o sórdido ilusionista de Las Vegas do patrão da máfia, Primo Sparazza, de quem se diz ter já despachado mais de 130 trabalhos de assassinato por contrato e contra quem Aces concordou prestar testemunho de modo a salvar a sua própria pele.

Assim que a máfia se apercebe da traição, oferece um prémio de um milhão de dólares pela cabeça de Aces.

Pouco importa quem o despacha, desde que o faça rapidamente.

Agora, uma trupe selvagem de mercenários, assassinos em massa e belíssimas ‘armas de aluguer’ como Georgia Sykes (Alicia Keys), reúne-se em Tahoe para localizar Aces e reclamar o prémio… Independentemente do que lhe possa aparecer pela frente.
A questão é só uma: quem irá apanhar Aces primeiro?

Realização: Joe Carnahan
Com: Ben Affleck, Jeremy Piven, Andy Garcia, Ray Liotta, Alicia Keys, Common
Site oficial: Smokin' Aces
Género: Drama/Thriller
Distribuição: Lusomundo
Classificação: M/16
Reino Unido/França/EUA, 2007
108 min

Half Nelson - Encurralados

Dan Dunne (Ryan Gosling) é um jovem professor de liceu, de um bairro pobre de Brooklyn, cujos ideais se têm desvanecido, perante a realidade que o rodeia.
No entanto, ainda consegue encontrar a energia suficiente para levar os seus alunos de 13/14 anos a entusiasmar-se com temas como a Guerra Civil ou os direitos humanos.
Rejeitando o plano de curso estabelecido, a favor de uma abordagem mais agressiva, Dan ensina os seus alunos a pensar por eles próprios e como por vezes mudar vale a pena – numa perspectiva histórica mas também pessoal.

< Mas apesar de Dan ser brilhante, dinâmico e com controlo da sua turma, passa o tempo fora da escola à beira da inconsciência.
Os seus desapontamentos e desilusões levaram-no a uma séria dependência das drogas. Dan vai tentando equilibrar as suas ressacas e o seu trabalho, até que uma das suas alunas mais problemáticas, Drey (Shareeka Epps), o apanha em flagrante.

Com base neste estranho início, Dan e Drey iniciam uma inesperada relação de amizade.
Apesar das diferenças de idade e de situação na vida, ambos se encontram numa delicada encruzilhada. As suas vidas vão mudar – dependendo do caminho que tomarem e das escolhas que fizerem…

Um filme de Ryan Fleck, protagonizado por Ryan Gosling (“Crimes Calculados”, “O Diário da Nossa Paixão”) e a estreante Shareeka Epps e interpretado ainda por Anthony Mackie (“Ela Odeia-me”), Jay O. Sanders (“O Dia Depois de Amanhã”) e Monique Curnen (“A Senhora da Água”).

“Poderoso. Ryan Gosling é um dos actores mais excitantes da sua geração.” - THE NEW YORK TIMES

“Um filme quase perfeito. Os actores são incríveis. Epps é uma grande descoberta.” - TIME OUT

Realização: Ryan Fleck
Com: Ryan Gosling, Shareeka Epps, Anthony Mackie, Jay O. Sanders, Monique Curnen
Site oficial: Half Nelson
Género: Drama
Distribuição: Vitória Filme
Classificação: M/12
EUA, 2006
106 min

Venus

Maurice e Ian são velhos amigos, actores ingleses veteranos que nunca atingiram o estrelato. Agora nos seus “anos dourados”, continuam a trabalhar – Maurice, por exemplo, representa um doente moribundo numa novela televisiva.

O confortável ritual e as conversas divertidas à mesa do pequeno-almoço no café favorito dos dois amigos são perturbados pela chegada da província da sobrinha-neta de Ian, Jessie.
Rapidamente, Jessie põe à prova a paciência do tio-avô, mas Maurice fica fascinado pela rapariga, mostrando-lhe os monumentos e a vida cultural de Londres.

À medida que Maurice vai tentando que Jessie aprenda alguma coisa com a sua experiência, fica no entanto surpreendido ao descobrir que afinal conhece tão pouco de si próprio, agora que a sua vida caminha para o fim.

“Genuinamente divertido, ousado e por vezes comovente” - Todd McCarthy, Variety

Nomeado para Os Óscares 2007 - Melhor Actor – Peter O’Toole

Realização: Roger Michell
Com: Peter O’Toole, Leslie Phillips, Jodie Whittaker, Richard Griffiths, Vanessa Redgrave
Site oficial: Venus
Género: Comédia
Distribuidora: Vitória Filme
Classificação: M/12
Reino Unido, 2006
95 min

Aaron Eckhart em "The Dark Knight"

Aaron Eckhart está em negociações finais para interpretar o papel de Harvey Dent / Two Face no sequela do filme "Batman Begins", "The Dark Knight".

Na história do Batman, Dent é um aliado do Herói. Depois da sua cara ficar desfigurada por ácido, Dent torna-se no demente chefe do crime conhecido como Two Face. Ele escolhe fazer o bem ou o mal atirando uma moeda ao ar. Tommy Lee Jones interpretou o papel da personagem em 1995 em "Batman Forever".

Christopher Nolan está de volta à cadeira de Realizador juntamente com Christian Bale que voltará ao seu papel de Bruce Wayne / Batman. Morgan Freeman, Michael Caine e Gary Oldman também estão de volta. Heath Ledger juntou-se ao elenco o verão passado, para interpretar o papel de Joker.

O argumento foi escrito pelo irmão do Nolan, Jonathan, a partir de uma história de Christopher Nolan e David Goyer. Emma Thomas, Charles Roven e Christopher Nolan serão os produtores.

Eckhart está em alta nestes ultimos dias graças ao seu aclamado papel em "Obrigado por Fumar" ("Thank You For Smoking"), que lhe reservou as nomeaçoes para Globo de Ouro e Spirit Award. Ele irá aparecer brevemente ao lado de Catherine Zeta-Jones no filme "No Reservations", o remake do filme alemão de 2001 "Mostly Martha". O filme irá ser lançado em Julho. Ele estará também a participar num projecto de Alan Ball, projecto esse ainda sem nome e que será a estreia do realizador.

17 de janeiro de 2007

Memoirs of a Geisha

Memoirs of a Geisha --- 7/10

E foi neste sábado que fui ao cinema ver este filme. Estava com grandes esperanças em relaçao a este filme pois tinha (e têm) grandes hipoteses de ser um dos filmes que mais furor irá causar na grandiosa noite dos Oscars. Contudo, não surpreendeu tanto como prometia surpreender. O que terá corrido mal? E o que terá corrido bem para que ainda possa levar alguns prémios para casa? Pois bem, contamos com um bm leque de actores, que talvez sejam ainda um pouco desconhecidos cá em Portugal, talvez que tenha visto o Tigre e o Dragão (Crouching Tiger, Hidden Dragon), o Ultimo Samurai (The Last Samurai) ou A Casa dos Punhais Voadores (House of Flying Daggers) vá estar familiarizado com a maioria das caras deste filme e saberá que o leque de actores sabe muito bem o que faz e que estava perfeitamente escolhido. Melhor era impossivel e em termos de representações foi do melhor que podia haver. A história estava também muito bem contada, cheia de intriga, amor e traiçao, e quando a mesma história é pegue por um bom realizador, Rob Marshall (Chicago), podiamos já à partida esperar um bom filme. Penso que aqui um dos problemas que se levantam talvez seja a duraçao do filme. Penso que tenha sido o tempo certo para contar tudo o que aquele filme tinha para contar, pois o filme começa até bem rápido mas depois ao longo do tempo vai perdendo um pouco do ritmo que aparentava ter. Por exemplo, o King Kong mesmo tendo 3 horas de filme, nao aparentou demorar tanto tempo devido ao ritmo que o mesmo tinha. Nao que possam ser comparados ambos os filmes, de maneira alguma, mas era so para me explicar melhor em relação a um dos pontos menos bons (porque nao foi mau ver aquele filme durante 2h20min). Agora, resta esperar para ver quantos prémios irá levar. Não sei que filmes irão estar nomeados, mas este sem duvida nomeado para melhor guarda roupa vai estar nomeado, assim como melhor realizador, talvez actriz principal ou no minimo actores/actrizes secundários(as). Mas nada melhor como chegar dia 21 de Fevereiro para sabermos os nomeados.

16 de janeiro de 2007

Munich

Munich --- 6/10

A expectativa era grande visto estar nomeado para alguns Oscars e tendo a história que tinha e os actores que tinha, tudo apontava para um filme bom. E até foi bom, mas o filme fica melhor se o virmos como algo "isolado", sem estarmos a pensar que aquilo sao factos reais e que aconteceu mesmo, por menos a parte que todos conhecemos, sabe-se que aconteceu, depois dos incidentes ocorridos é que já é outra conversa. Mas voltando ao filme, é realmente um bom filme como já disse, mas se estivermos a pensar muito no que se passou e começarmos a racicionar um pouco apercebemo-nos que aquilo é capaz de estar a mostar somente um lado da moeda. Não que seja uma surpresa isso ter acontecido, mas talvez seja isso que estraga um pouco o filme, porque torna-o bem banal como todos os outros que fazem exactamente o mesmo. Dos actores nada se pode dizer que também já nao se saiba, eles sabem muito bem o que estão a fazer, e tendo em conta trabalhos anteriores em que participaram só podemos esperar um bom trabalho da parte deles. Da parte da realizaçao, não é que esteja má, mas nao trouxe nada de novo. Estando isto para Oscars, nao sei, falta ali um elemento qualquer que talvez outros filmes tenham, porque este não tem nada que realmente fiquemos a pensar "Ah sim claro, isto merece oscar"...quer dizer, não é bem assim, no que respeita à banda sonora tenho de dizer que estava bem bom, talvez um dos pontos fortes do filme. Mas, também como já disse na Preview deste filme, a concorrencia também é forte...por isso vai ser dificil.

Concluindo, um bom filme que se ve muito bem mas que, na minha opinião, não merecia estar nomeado para alguns dos premios.

15 de janeiro de 2007

Derailed

Derailed --- 6/10

Neste filme é-nos contada a história de um homem e uma mulher que fartos da sua vida entediante e rotineira decidem quebrar as regras do casamento e começar a ter um caso. Estava tudo a correr bem até que decidem ir para um hotel onde mais tarde no quarto acabam por ser apanhados em flagrante por um assaltante que mais tarde se vai aproveitar da situaçao.
A história não é má de todo, por acaso até tem a sua piada, mas penso que depois de tantos filmes deste genero este realmente não inova nesse sentido (nem inova em nenhum). Nos papéis principais temos Clive Owen (Sin City, Closer), Jennifer Aniston (Friends) e Vincent Cassel (Oceans Twelve) que conseguem realmente fazer um trabalho bem bom, contudo no inicio do filme, parece que falta ali qualquer coisa entre o Clive Owen e a Jennifer Aniston, não existe a quimica necessária para que o filme corresse logo desde o inicio como seria de esperar, mas também, eles depois do inicio sao raras as vezes que se encontram e nessas restantes ver conseguem recuperar o filme. Mas pronto, não há muito mais que se diga do filme, ou talvez haja, mas pode cair-se no risco de contar a história e isso não convem porque talvez o melhor do filme seja a surpresa, o twist, que existe lá algures entre 1h40min bem passada dentro do cinema. Aconselho a verem este em vez de irem ver algo que seja Dick & Jane ou o Agente Acidental.

14 de janeiro de 2007

Brokeback Mountain


Brokeback Mountain --- 8/10

De todos os filmes nomeados para Oscars na mesma categoria em que este filme também se encontra, parece-me que seja o unico que realmente lutou para merecer o lugar. Depois de ter criado expectativa à volta de Munich e Memoirs of a Gueisha (e depois das mesmas nao terem sido devidamente correspondidas), neste filme fiz exactamente o contrario...nao criei nenhuma e parece que resultou para que eu pudesse apreciar de uma maneira mais correcta o filme e ser ele a ter de me cativar e nao um trailer bem construido. A história passa-se à volta da vida de 2 cowboys que se envolvem durante um trabalho de verão. Tudo começa como uma simples amizade mas o isolamento trata de os aproximar cada vez mais. Tudo está bem até que o trabalho deles termina e veem-se obrigados a prosseguir a sua vida cada um para seu lado, mas o que se passou em Brokeback Mountain é forte demais para que ambos se esqueçam assim tão facilmente. Ao tentarem ajeitar as suas vidas, cada um com sua esposa e filhos, eles começam a contactar-se e nunca deixam de se encontrar o que vai fazer com que ainda arranjem mais problemas para a vida de ambos. Esta é a história do filme e que realmente no filme é pegue de uma maneira que só Ang Lee consegue fazer, assim como fez em Hulk, além de haver muitas pessoas que não perceberam a sua intenção com o filme e de estarem somente à espera de lutas e efeitos especias quando o realizador se focou mais nos sentimentos das personagens, sentimentos esses que volta a pegar na perfeição neste seu ultimo filme. Dos actores, penso que de Jake Gyllenhaal (Donnie Darko) já todos sabemos que iria fazer um óptimo trabalho, agora o que, eu por menos, estava à espera era de ver como o Heath Ledger (A Knight's Tale) iria voltar ao grande ecrã depois de tantos filmes que o deixaram um pouco marcado, mas admito que estava melhor do que esperei. Do realizador, já falei dele, realmente fez uma obra unica. Também não podemo-nos esquecer do restante leque de actores que também esteve à altura do filme. Sempre pensei que a Anne Hathaway (Princess Diaries) fosse armada em Princesa para o filme, mas na verdade foi uma bela surpresa ver que conseguiu safar-se no filme. De Michelle Williams (Dawnsons Creek), também já estamos habituados a ve-la em diferentes papeis e pelo que aparenta, também sabe pegar muito bem nas personagens e aqui não foi excepçao. Para concluir, um filme muito bom que é capaz de ir levar muitos dos Oscars para casa (e bem merecidos são) e de certeza que não será somente para mostrar que os Estados Unidos são ou nao homofobicos. Aconselho!

13 de janeiro de 2007

Aeon Flux

Aeon Flux --- 6/10

Baseado na série animada da MTV criada por Peter Chung, "Aeon Flux" passa-se 400 anos num futuro não muito próximo, quando uma infecção matou quase a totalidade da população viva da Terra excepto para uma cidade protegida, Bregna, governada por um congresso de cientistas. A história centra-se em Aeon Flux (Charlize Theron), uma optima agente pertencente a um grupo rebelde chamado Monicans - liderado por Handler (Frances McDormand). Quando Aeon é enviada numa missão para matar o lider do governo, Trevor Goodchild (Marton Csokas) ela descobre um Mundo cheio de segredos.

Sem dúvida que neste filme a sua mais valia é a história perfeitamente retirada da série animada (que na minha opinião também só prestava a história porque em termos de desenhos não me encantavam muito). Claro que Charlize Theron e grande parte dos actores do filme também estiveram muito bem, mas se não fosse ter o suporte de uma boa história por trás e este filme teria ido completamente pelo cano abaixo e talvez tivesse marcado a Charlize Theron não por um lado muito agradável. Eu antes de ter ido ver este filme andei a ver o trailer e sempre tive de pé atrás em relação à Charlize, não é que ela tenha mostrado razoes para isso em filmes anteriores, mas no trailer nao parecia estar lá muito bem, mas agora posso confirmar que estava. Em relação ao resto do filme, não há muito mais que se diga. É um filme de acção, com cenas de acção quanto baste (nem muitas nem poucas, o numero certo), um ambiente que também não espanta mas também não está nada mau e lá com umas reviravoltas na história. Aconselho a verem porque na minha opinião não foi dinheiro mau gasto. Um filme que se vê muito bem. Nada muito mais se pode dizer.

12 de janeiro de 2007

Walk The Line


Walk The Line --- 7/10

Também nomeado para os Oscars (Melhor Actor Principal, Melhor Actriz Principal, Melhor Guarda Roupa, Ediçao, Mistura de Som ), conta-nos a história da vida de Johnny Cash que cantava musicas empoladas e corajosas de dor e sobrevivência, que falavam da vida real, como ninguém tinha ouvido antes. O dia em que ele entra para os Sun Studios, em Memphis (que mais tarde viriam a ser muito famosos) foi o início da sua electrizante carreira como pioneiro de um som ferozmente original, que abriu caminho para as imortais estrelas do rock, country, punk, folk e rap, companheiros dos seus "tours" selvagens: Elvis Presley, Carl Perkins, Roy Orbison, Jerry Lee Lewis e Waylon Jennings. O filme à primeira vista pode parecer como muitos outros que querem mostrar o que realmente houve de bom na América e que depois fazem com que pareçam todos uns coitadinhos, mas na verdade (e pelo pouco que eu sei da vida deste senhor) pareceu-me que o filme todo conseguiu resistir à mesma etiqueta que se poem a todos os outros filmes deste género! Mesmo o meu "ódio" pelo actor Joaquin Phoenix continuar a insistir em permanecer eu tenho de admitir que ele esteve muito bem neste filme, mas melhor ainda esteve a actriz Reese Witherspoon que se levar o Oscar para casa de Melhor actriz nao será nada mal entregue, visto que para mim as melhores partes do filme foram quando haviam as musicas e principalmente quando Joaquin e Reese contracenavam no filme, e parece que os 6 meses que eles andaram a treinar juntos para cantarem resultaram perfeitamente para que houvesse uma grande quimica entre ambos. De resto, penso que o que se possa dizer é que eles até nao cantaram nada mal, principalmente ela que foi uma grande surpresa. Falar mais do filme era contar a vida de Johnny Cash e para isso temos o filme, que deve (minimamente) tentar contar com grande veracidade a vida do cantor. Para dizer a verdade, o filme foi uma bela surpresa que aconselho nao só a amantes da música de Johnny Cash como também aqueles que querem ver um bom filme.

11 de janeiro de 2007

V For Vendetta


V for Vendetta --- 9/10

Por mais coisas que possa dizer e que queira dizer para poder exprimir o quanto gostei e venerei este filme não vao ser bastantes. Por mais estranho que pareça, um filme que era capaz de ser bom mas somente até certo ponto em que iria surgir alguma falha mais relevante torna-se num filme que é capaz de deixar qualquer um estupefacto com a estupenda e magnificamente história bem contada deste filme, que à primeira vista é banal, mas que da maneira como é empregue consegue tocar em todos os problemas que esta reles humanidade ainda possui. Mas primeiro, vejamos a tal história:

Na paisagem futurista de uma Inglaterra totalitária, V de Vingança conta a história de uma pacata jovem chamada Evey (NATALIE PORTMAN), que é resgatada de uma situação de vida e morte por um homem mascarado, conhecido apenas como “V”. Incomparavelmente carismático e extremamente abilidoso na arte do combate e destruição, V inicia uma revolução quando convoca seus compatriotas a erguerem-se contra a tirania e opressão. Enquanto Evey descobre a verdade sobre o misterioso passado de V, ela também descobre a verdade sobre si mesma – e emerge como uma improvável aliada na culminação do plano de V, para trazer liberdade e justiça de volta à sociedade repleta de crueldade e corrupção.


IPB Image

Agora voltando ao filme, sem dúvida que somente pela misteriosa personagem que porta uma máscara uma pessoa fica minimamente tentada a querer descobrir todos os seus segredos e a querer saber o objectivo da mesma. Também, essa foi a máscara que tornou o papel de Hugo Weaving num verdadeiro desafio às suas capacidades de actor, e se por acaso havia alguma duvida de que ele não conseguiria pegar no papel como devido, essa duvida é totalmente apagada pela estonteante representaçao que ele faz! Sem a sua expressao (nem mais nenhuma) para poder transmitir ao espectador o que lhe vai na alma teve que recorrer à fala e a gestualidade para que conseguisse transmitir a mensagem correcta, e trabalho esse que foi feito de forma arrebatadora! É espantoso o que ele fez no filme... Em relaçao à Natalie Portman, ela também conseguiu fazer o seu trabalho impecavelmente, e o que ela passou para por-se na pele da personagem foi igualmente bem conseguido, contudo, Hugo Weaving consegue deixar a sua marca por mais tempo no espectador.

IPB Image

O argumento neste filme também é um dos aspectos que mais se destacam neste filme. Os irmaos Larry e Andy Wachowski fizeram um optimo trabalho nesta adaptaçao da BD para o cinema! Dava gosto ler diálogos tão bem feitos (ou mesmo o monólogo inicial do nosso amigo V que conseguiu 'disparar' uma frase repleta de V's e mais V's e que todos eles se encaixavam na perfeiçao e que caracterizam, a si e ao seu objectivo, de maneira perfeita).
Esperar uns meses por este filme e no fim sair de lá ainda com as expectativas completamente preenchidas e ainda com bónus é daquelas obras que cada vez menos se vêem no cinema e que quando surgem são como uma lufada de ar fresco, o que acaba por prejudicar os filmes que se seguem pois ficam sempre ainda tapados pelo sucesso do seu antecessor.

IPB Image

Para acabar, um excelente filme, em que cada centimo pago pelo bilhete será muitissimo bem gasto, não só pelo grande trabalho de representaçao ou pela história mas também pelos momentos unicos que o filme é capaz de proporcionar em duas horas! Aconselho!

10 de janeiro de 2007

Ice Age 2

Ice Age 2 --- 7/10

Já tinham passado 4 anos desde o primeiro "Ice Age" e já na altura o filme mostrou que tinha muito para dar, e além disso, conseguiu criar uma personagem que hoje é falada por muitos! Quem será perguntam voces: claro que falo do nosso amigo esquilo (Scrat) paranóico em arranjar o maior numero possivel de bolotas. Se no primeiro filme ele apareceu uma ou duas vezes, neste podemos deliciar-nos com as suas aventuras muito mais vezes e sem dúvida que essa são as partes mais divertidas do filme, e no fim de tudo ele ainda nos surpreende com uma particulariedade.

IPB Image

Mas, esta pausa de 4 anos não serviu apenas para descanso, muito pelo contrário, desta vez todos os nossos antigos amigos voltam, Manny o mamute, Sid a preguiça, Diego o tigre dentes de sabre, mas desta vez também traz uns amigos, Ellie uma mamute interpretada por Queen Latifah, Eddie e Crash duas gambás interpretadas por Josh Peck e Sean William Scott respectivamente. Estes dois ultimos também protagonistas das cenas mais cómicas e que estão sempre a meter-se com todos!

IPB Image

Em relação à história também está muito bem conseguida: temos os problemas do Manny por pensar que é o ultimo mamute ao cimo da terra, os problemas do Diego em relaçao à agua continuam, o Sid continua a ser considerado um falhado, mas agora, estes 3 amigos vão ter de se juntar a outros 3 também com os seus problemas (alguns com problemas existenciais) para poderem sobreviver ao aquecimento global (problema esse bem real). Mas como já disse, o esquilo Scrat foi o que mais interesse despertava ao público, e isso deu para ver numa sala esgotada em que todas as pessoas riam ou fazia barulhos tipo "aawwwhhhhh", "oooohhhhhh" cada vez que o nosso pequeno amigo fazia alguma das suas.

IPB Image

Atrás já tinha falado do descanso de 4 anos que não só foi para descansar mas sim também para tornar todo o mundo de "Ice Age" muito mais realista. Se no primeiro filme tinhams um filme com uma imagem mais "cartoonesca" desta vez esse aspecto mantem-se mas consegue ser visualmente mais deslumbrante, que o diga a cauda do Scrat que desta vez está mais farfalhuda e também que o digam os pelos de todos os outros animais. Um desafio neste filme foi sem dúvida a água que abunda no filme, e diga-se que está muito bem feita e por vezes consegue atingir um realismo impressionante, ou seja, nestes 4 anos os avanços técnicos foram mais que muitos!

IPB Image

Ainda antes de concluir esta minha critica, tenho de dar os parabéns às vozes dos actores que continuaram muito boas tal como no filme anterior e as novas escolhas para as novas personagens também foram muito boas. Agora sim, para concluir, resta dizer que este filme é um bom filme não só para crianças mas como também para adultos, aliás, a sala era maioritariamente ocupada por adultos e crianças eram raras. Aconselho!

9 de janeiro de 2007

Scary Movie 4

Scary Movie 4 --- 3/10

Eu por norma não gosto de dar notas tão baixas a filmes porque no minimo eles conseguem divertir-nos por um pouco, mas se há coisa que eu ainda nao gosto mais sao maus filmes!
Se o 1º filme teve piada por ser a novidade e até conseguir gozar bem com pontos altos de filmes de terror os restantes filmes que se seguiram já não o conseguiram. Depois do 1º ter sido engraçado o 2º começa logo a pecar com falhas enormes, depois segue-se o 3º sem ponta por onde se pegar mas mesmo assim melhor que o 2º e este 4º capitulo simplesmente mantem o nivel do 3º, que mesmo assim não é bom. Sei que sou capaz de ser esfolado vivo por estar a falar tão mal deste filme (coisa que já tinha feito anteriormente milhoes de vezes) mas a verdade é que não passa de um filme sem sentido nenhum que nao faz mais do que esboçar numa pessoa um sorriso.

IPB Image

Mas falando mesmo deste 4º filme: os actores enfim...já se sabe o que são, acredtio que a actriz Anna Faris seja capaz de fazer outros papéis, é que os filmes que ela ate hoje já fez não mudaram muito a ideia das capacidades de representaçao que temos dela. De resto, nao me parece que depois de entrarem nestes filmes os restantes envolvidos sejam capazes de arranjar papeis que realmente vao valer a pena.

IPB Image

A história do filme, bem qual história ? é que as vezes podiam aproveitar bem melhor o que têm nas mãos. Chegou a uma altura do filme em que eu fiquei a pensar "mas como é que esta cena insere-se aqui?" porque por vezes eles punham certas cenas que estavam a gozar com certos filmes mas que na sequencia da história deste Scary Movie não encaixava minimamente e uma pessoa ficava meio à nora!

IPB Image

Eu pessoalmente gosto de humor com pés e cabeça (ou seja, humor inteligente), não gosto de cenas estúpidas que uma pessoa é obrigado a rir de tanta estupidez junta em tão curto espaço de tempo.
Resumindo e concluindo, se querem um filme em que não pensem e que nao faça sentido nenhum e que quando saiam da sala já nem se lembrem sequer de ter estado na mesma, este é o vosso filme. Pelo contrário, se têm "amor" pelos vossos 5 euros e não querem perder tempo a ver futilidades, então fujam enquanto podem, porque mais tarde ou mais cedo ele vai-vos apanhar, nem que seja na SIC às tantas da noite.